top of page

𝗥𝗮𝗻𝘀𝗼𝗺𝘄𝗮𝗿𝗲 𝗲 𝗼 𝘀𝗲𝘂 𝗽𝗲𝗿𝗶𝗴𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀.




Ransomware é um malware (software malicioso desenvolvido para infectar o computador de alguém e prejudicar de diversas formas) que pode bloquear um dispositivo e/ou criptografar seus conteúdos para extorquir uma quantia financeira (dinheiro, pagamentos online, bitcoins...) de seu proprietário. Em troca, os hackers (criadores e operadores de códigos maliciosos) prometem sem qualquer garantia a restauração do acesso às máquinas afetadas e/ou aos dados.

Este tipo específico de ataque com esse software malicioso é usado para sequestro de dados e extorsão financeira. Quando um dispositivo é atacado, esse malware bloqueia a tela e/ou criptografa os dados armazenados no disco. Um resgate é imediatamente exigido e os detalhes do pagamento são apresentados para a vítima.

O Ransomware funciona através de varias técnicas maliciosas sendo elas principalmente praticadas por meio de: Diskcoder (que criptografa o disco rígido ou HD por completo, fazendo com que o usuário não consiga mais acessar o sistema operacional (Windows, Linux, Mac OS e Android). Screen Locker (que bloqueia o acesso à tela inicial do dispositivo). E o PIN Locker, que tem como alvo os dispositivos Android, mudando seus códigos de acesso para utilizar o smartphone.

Para se proteger deste perigo iminente você e/ou sua organização devem imediatamente realizar a cópia (backup) dos seus dados atuais e depositar preventivamente as cópias em local seguro e blindado dessa mesma base de dados a cada alteração de conteúdo. Deve-se ainda manter todos os seus aplicativos (softwares) e sistema operacional atualizados com as últimas versões (patches e updates) atualizadas. Caso não possua um programa (software) de segurança, deve-se adquirir o mesmo imediatamente de uma empresa de segurança virtual confiável.


𝗔𝗹𝘂𝘆𝘀𝗶𝗼 𝗙𝗼𝗻𝘀𝗲𝗰𝗮 Administrador e Analista de Sistemas Mestre em Gestão Pública Responsável Técnico da Real Inteligência em Negócios

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page