Em cenário de crise, evocam-se como nunca os conhecimentos técnicos e humanos. Com base em técnicas e expertise, as organizações podem desenvolver soluções para enfrentamento da crise.
Vê-se empresas transformando-se em 5 dias o que não evoluíram em 5 anos. Passaram a adotar soluções e procedimentos que até então eram vistos com muita resistência gerencial e organizacional.
Em meio à crise, a análise de cenários é ferramenta estratégica para se vislumbrar variáveis, alternativas, possibilidades e impactos de cada decisão, mas tudo isso deve ser feito em curto espaço de tempo, já que as mudanças estão ocorrendo em ritmo acelerado.
Empresas passaram a adotar: trabalho remoto; planejamento de metas; autonomização de empregados (já que estão trabalhando de casa); estímulo ao espírito de equipe; higiene, segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho; planejamento de curto, médio e longo prazos; entre outras possibilidades.
Graças às pessoas, sim, repito, graças às pessoas, as organizações estão conseguindo enfrentar a crise com maior assertividade, pois são estas pessoas que pensam em soluções, implementam as soluções pensadas pela gestão, abraçam o novo cenário, envolvem-se em equipes, enriquecem as soluções organizacionais para funcionar remotamente, presencialmente ou de forma mista.
Muito se fala em Responsabilidade Social Corporativa – RSC, organizações preveem como um de seus valores e até criam setores e/ou dizem que estabelecem ações de RSC. Pois bem, esta é a hora de mostrar para que veio - mostrar que a RSC não está só no papel ou para melhorar a imagem organizacional frente aos stakeholders. Agora é a hora de realmente serem socialmente responsáveis.
O mundo moderno é um mundo organizacional, permeado e movimentado por organizações, mas todas são dotadas de pessoas. Em qual mundo você quer viver? Que o seu mundo organizacional seja uma amostra do mundo global que desejas.
Colabore, colabore, colabore, cobre, cobre, cobre, mas, antes de tudo, seja humano!
Adm. Me.Rhubens Ribeiro
Professor, Consultor e Sócio da Real Inteligência em Negócios
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