top of page

QUE TAL SUPERARMOS ESTA CRISE COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Atualizado: 6 de abr. de 2021

Antes mesmo da Pandemia aterrorizar o mundo, algo também incompreensível e capaz de destruir milhares de vidas já existia e preocupava a sociedade.

Novas descobertas e avanços tecnológicos fazem com que as pessoas fiquem cada vez mais presas dentro de si mesmas, afastando-se daqueles encontros em família e prendendo-se em um mundo virtual na busca de demonstrar uma vida que não é exatamente a sua, e ainda se frustrando quando não obtém os famosos “likes” nas redes sociais.

A cobrança descontrolada para ser o funcionário perfeito, o filho perfeito, ter o emprego perfeito, achar-se velho demais para seguir ou inexperiente demais para começar... A casa perfeita, o casamento perfeito.... O SUCESSO... Na real, o que é sucesso para você?

Vemos diariamente dicas de como conquistar o corpo esbelto, a pele impecável, os cabelos sedosos, como ficar rico investindo em bolsa de valores, como falar um idioma em tempo recorde, mas não se dá o devido valor às dicas de como cuidar melhor da saúde mental, como ser empático ou simplesmente como tornar-se um ser humano melhor.

Neste momento de pandemia, as pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos podem estar precisando de uma palavra amiga ou uma escuta amiga mais do que nunca. E do outro lado, quem achava ter uma vida perfeita, ou já era grato pelo pouco ou muito que tinha, pode também estar sendo aterrorizado pelo sofrer por antecipação, com pensamentos acelerados em torno de um futuro meio que incerto neste caos que aflige a todos.

É chegado o momento de se autodescobrir, de reinventar-se, de revelar a sua face não para o mundo, mas para você, seja VOCÊ. É hora de filtrar melhor tudo o que se vê e ouve. Buscar inspiração nas pequenas coisas do dia a dia.

Seja sábio agora, grato agora, seja mais empático agora consigo e com o mundo a sua volta. Cuide da mente e enriqueça-se com a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Salovey e John Mayer propõem uma definição elaborada de inteligência emocional, expandindo aptidões em cinco formas que neste atual cenário vale a pena desenvolvê-las e eu recomendo:

1. Conhecer as próprias emoções; 2. Aprender a lidar com suas emoções; 3. Motivar-se; 4. Reconhecer as emoções nos outros; 5. Aprender a lidar com relacionamentos;

Seja otimista. O otimismo, assim como a esperança, significa uma forte expectativa de que tudo vai dar certo na vida, apesar dos reveses e frustrações. Jamais deixe de acreditar que dias melhores virão. Do ponto de vista da Inteligência Emocional, segundo Daniel Goleman, o otimismo é uma atitude que protege as pessoas na apatia, desesperança ou depressão diante das dificuldades. Portanto, cuide-se. Seja inteligente e vamos superar esta grande crise!



Admª. Lucilene Silva

Analista de Perfil Comportamental

Administradora, Pós-Graduada em Psicologia e Criminologia

Psicanalista em Formação, Professional Coach

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page